sexta-feira, 17 de setembro de 2010 | By: Uilher Blatz

Estágio em artes.


Hoje, ao terminar minha aula de estágio, no percurso de volta para casa, vim pensando nas dificuldades de se dar uma boa aula, especificamente uma boa aula de artes. Para organizar minhas ideias e facilitar a compreensão de quem está lendo-as, vou fazer um breve esboço do curso de Artes Visuais Licenciatura da FURG.
Dentro das Artes Visuais existem muitas linguagens artísticas, linguagens essas que estudamos no decorrer dos quatro anos de curso, são elas: Gravura, Desenho, Infográfica, Escultura, Fotografia, Pintura, Cinema e vídeo. Tivemos a oportunidade de escolher uma dessas linguagens para trabalhar no estágio e optamos por lecionar desenho figurativo. Antes de começar o estágio foi preciso eleborar alguns planos de aula que dessem conta do conteúdo e dos exercícios específicos.
O detalhe é que não conheciamos, meu colega de estágio e eu, os alunos aos quais as propostas dos planos se destinavam. Aí está a primeira dificuldade. A segunda dificuldade está no tempo que dispomos para pôr o plano de aula em prática. O tempo é muito curto, oitenta minutos por semana. Quando a aula começa a render... Pronto! Termina o tempo e as coisas ficam pela metade! A terceira difuculdade está em lidar com diferentes pessoas que possuem preferências distintas. Muitos não estão nem aí para aula e só ficam atrapalhando os outros. É preciso ter paciência, flexibilidade e autoridade.
O estágio está me ajudando em vários aspectos principalmente no ato de falar em público, com os alunos, e de perceber que o professor não está ali para agradá-los e sim estimulá-los a entender como se dão as coisas estudadas. No final das contas é a experiência prática que aperfeiçoa o professor e isso só vem com o tempo.

0 comentários:

Postar um comentário